sábado, 25 de junho de 2011

Roteiro “Emoções na Raia do Minho”


As câmaras municipais de Monção e Valença, os ayuntamientos de Salvaterra de Miño e Tui e o Palácio da Brejoeira uniram esforços na promoção da região fronteiriça e fizeram um roteiro turístico, com informação relevante dos concelhos envolvidos e daquele imóvel secular localizado na freguesia de Pinheiros.

Denominado “Emoções na Raia do Minho” o tríptico, em português e espanhol, compreende uma breve descrição dos municípios envolvidos, acompanhada de fotografias representativas das riquezas naturais e patrimoniais, bem como um mapa sinalizando as freguesias e as vias rodoviárias que servem a região.

Assinalando que “aromas e paladares reavivam lembranças da terra”, o Palácio da Brejoeira e as autarquias dos dois lados do Rio Minho convidam o visitante a que “satisfaça os seus caprichos e dê alento a um dia repleto de emoções”. Para tal, aconselham dois programas: um patrimonial e outro de natureza e lazer.

O programa sobre património começa no Palácio da Brejoeira, seguindo-se visita ao Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano, centro histórico e muralhas de Monção. Depois do almoço, o programa prossegue, do outro lado do rio, com deslocações ao Paço do Conde e de Dona Urraca – Muralhas, em Salvaterra de Miño, e catedral e casco urbano de Tui. O roteiro termina na praça-forte de Valença.

Quanto ao programa de natureza e lazer, o ponto de partida é o Palácio da Brejoeira, continuando com visitas ao parque das termas e balneário termal, em Monção, e Parque da Canuda, em Salvaterra. Daqui segue-se para o Monte Aloia, em Tui, e o Mosteiro de Sanfins, observatório avi-fauna e Ecopista do Rio Minho, em Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário