quarta-feira, 20 de julho de 2011

À descoberta do barroco em Portugal

“À descoberta do barroco em Portugal” é o tema do mais recente roteiro turístico editado pelo Turismo de Portugal, que tem por objectivo dar a conhecer a excelência das manifestações nacionais deste estilo artístico. Disponível em português, inglês, espanhol e francês, o desdobrável está a ser distribuído, a nível nacional, nos postos de Turismo.




Monumentos, sítios e objectos artísticos, num total de 44 referências segmentadas por regiões turísticas, foram seleccionadas com a finalidade de desvendar verdadeiros tesouros do património português, muitos dos quais, ainda desconhecidos do grande público como, por exemplo, a Casa do Raio (Braga), a Igreja do Menino Deus (Lisboa) ou a Igreja de São Lourenço de Almancil (Algarve).

A partir desta colecção foram ainda criados, no portal oficial de promoção externa do Turismo de Portugal –www.visitportugal.com – quatro percursos distintos que exploram a “idade de ouro” portuguesa: “Em busca dos tesouros” (Porto e Norte), “Dias de fausto e esplendor” (Centro), “Um passeio dourado” (Lisboa) e “Preciosidades escondidas” (Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).

O barroco, arte europeia caracterizada pela ornamentação exuberante, teve o seu apogeu, em Portugal, durante o reinado de D. João V (1706-1750), uma época em que o ouro e os diamantes brasileiros constituíam a principal fonte de riqueza do reino.

Com a edição desta brochura, o Turismo de Portugal pretende contribuir para um melhor conhecimento do barroco português, um estilo artístico que desenvolveu expressões inéditas a nível de azulejaria e da talha dourada e que marcou um período histórico designado como a “idade de ouro” de Portugal.

Este roteiro surge na sequência de mais um projecto internacional da organização não-governamental Museu Sem Fronteiras, versando a arte barroca, que juntou Portugal, Alemanha, Áustria, Croácia, Itália, Hungria e República Checa. A iniciativa surge no seguimento do desenvolvimento de acções em Portugal, ao nível da arte islâmica e do manuelino.

Mais informações em www.visitportugal.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário