quinta-feira, 29 de março de 2012

Mercado POP UP ganha vida em Guimarães


Este fim-de-semana, o Mercado Municipal é o palco da Bike.POP, com a promoção decheck-ups gratuitos, passeios pela cidade ou um Bike-nic

A partir de amanhã, dia 30 de Março, às 21h00, parte do Mercado Municipal de Guimarães transforma-se no Mercado POP UP, projecto integrado no POP UP Culture de Guimarães 2012 – iniciativa que pretende dinamizar, de forma temporária, espaços urbanos e comerciais da cidade até então menos usufruídos por população e visitantes. A acção tem como objectivo mudar a forma como os vimaranenses vivem e convivem no mercado e contempla, entre outras acções, a revitalização artística de cinco lojas devolutas.

Este fim-de-semana, o Mercado POP UP aposta na sustentabilidade. A Bike.POP – iniciativa que promove a cultura e o uso da bicicleta – tem o lançamento marcado para as 21h00 de amanhã, sexta-feira, e termina domingo, dia 1 de Abril, às 18h00. O mercado oferece ainda um espaço de lazer – Bike Lounge – com acesso a filmes, livros e revistas especializadas. Os visitantes podem também participar no workshop de condução em cidade nível I ou fazer umcheck-up gratuito à bicicleta, numa oficina aberta. O programa contempla ainda no domingo, entre as 11h00 e as 14h00, um almoço original, o Bike-nic, em que a bicicleta é o meio de transporte privilegiado.

O projecto Mercado POP UP conta ainda com a inauguração, amanhã, a partir das 22h00, da mostra informal participativa – “Vem ocupar o mercado!” –, um projecto de criação artística, com colagens, pintura e desenho, sobre o mercado, as suas gentes, a sua actividade e o futuro. A exposição, patente num espaço improvável, é da autoria de vimaranenses, de diferentes idades e ocupações, e pode ser visitada até dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 19h00.

(Re)Ocupar o mercado municipal
A partir das 10h00 de sábado, dia 31 de Março, os vimaranenses são convidados a descobrir um espaço desenvolvido para o Mercado POP UP. Fruto da inspiração de designers e artistas – todos membros do colectivo Readymind, associação sem fins lucrativos que tem como missão sensibilizar para a sustentabilidade –, o espaço recebe mobiliário, de uso público, produzido a partir de materiais estragados e obsoletos. O estrado com um colchão, coberto com uma manta de retalhos, com o padrão do coração de Guimarães 2012 – uma das produções artísticas em destaque no mercado – é um dos exemplos da sintonia que se pretende criar entre momentos de repouso, trabalho ou de confraternização, e a própria actividade do mercado.


Programa Mercado POP UP
Durante o fim-de-semana, o Mercado POP UP está aberto entre as 10h00 e as 18h00.

Sexta-feira, dia 30 de Março
21h00 | Inauguração espaço Bike.POP
22h00 | Inauguração “Vem ocupar o mercado”, patente até 8 de Abril

Sábado, dia 31 de Março
10h00 | Inauguração Re(Ocupar)
14h00 | Bike.POP, Workshop de condução em cidade nível I

Domingo, dia 1 de Abril
11h00 às 14h00 | Bike-Nic
14h00 | Bike.POP, Oficina aberta

Sem comentários:

Enviar um comentário