De 4 a 6 de Novembro, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo vai organizar um programa de birdwatching no Alto Douro Vinhateiro.
Durante estes três dias vai realizar-se um passeio para observação de espécies raras de aves, em especial no Parque Natural do Douro Internacional.
A região do Douro é um dos lugares com melhores condições para a prática do birdwatching em Portugal, graças à sua orografia montanhosa e à natureza mediterrânica do clima que favorece a diversidade biológica.
As arribas do Douro Internacional, por exemplo, são o principal santuário nacional para diversas aves de rapina, algumas ameaçadas de extinção, como são os casos da Águia-de-Bonelli, da Águia-Real, do Abutre-do-Egipto, da Cegonha Negra e do Grifo.
À medida que o rio vai caminhando para a foz e a pressão humana é maior, predominam as águias de asa-redonda, também conhecidas por Búteos, os milhafres e uma infindável variedade de pássaros, desde os coloridos papa-figos e pega-azul aos canoros pintassilgos.
A observação de aves no seu habitat natural é uma das mais exaltantes actividades de ar livre, com adeptos crescentes em todo o mundo. E é neste sentido que a Quinta Nova decidiu voltar a partilhar com os seus clientes um programa de birdwatching, organizando de 4 a 6 de Novembro, em pleno Outono, um programa que alia a paisagem deslumbrante do Douro, a observação de aves e a degustação de bons vinhos.
Neste fim-de-semana, os amantes da natureza terão oportunidade de visitar o Parque Natural do Douro Internacional e alguns dos lugares mais privilegiados do Douro vinhateiro. As observações de aves serão antecedidas por sessões de esclarecimento teórico. O programa, que contará também com provas de vinhos Quinta Nova, será assegurado, na sua componente científica, pela empresa Birds & Nature, que disponibiliza um guia especializado em aves, binóculos e telescópios.
Os participantes ficarão alojados na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, situada no coração do Alto Douro vinhateiro, próximo do Pinhão, de onde se obtém uma vista única sobre o rio Douro. A quinta estende-se num anfiteatro repleto de vinhedos ao longo de 1,5 quilómetros sobranceiros ao rio Douro.
Inscrições até ao dia 2 de Novembro.