quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Filminho – Festival de Cinema Galego e Português


A quarta edição do Filminho – Festival de Cinema Galego e Português arranca no próximo sábado, dia 22 de Outubro, prolongando-se até ao dia 30. A programação divide-se por Vila Nova de Cerveira e Tomiño. O evento conta com o apoio dos municípios de Cerveira e Tomiño.

Nesta festa do cinema, é possível ver filmes, mas também assistir a performances, concertos e exposições. O programa é variado e começa na tarde de sábado, em Vila Nova de Cerveira. Aliás, no próximo fim-de-semana, sábado e domingo, o programa decorre inteiramente em Cerveira. A programação principal é depois retomada na sexta-feira, dia 28 de Outubro, em Tomiño, embora no dia 26 haja uma actividade destinada às crianças, também do lado galego.



PROGRAMA PARA O FIM-DE-SEMANA

Sábado, dia 22
Local: Porta XIII
Hora: 16h00
Sessão de Poesia dedicada a Eliseo Alonso

A propósito da inauguração da exposição de fotografia é dedicada a sessão de poesia na Porta XIII à obra poética de Eliseo Alonso. Tal como acontece em relação à fotografia, é propósito do Filminho examinar outras vertentes da obra de Eliseo Alonso para além da prosa, visível sobretudo nos Contos do Miño, e permitir ao público redescobrir este grande autor da fronteira em toda a sua riqueza transdisciplinar.

Local: Porta XIII
Hora: 17h30
Exposição: de 22 a 30 de Outubro, no horário normal da Porta XIII

“O Pai Miño - As miradas sobre o rio Miño”, de Eliseo Alonso exposição de fotografia
O escritor de Goián, Eliseo Alonso, é sobretudo conhecido pela obra Contos do Miño. No entanto, ao longo da sua vida, desenvolveu também um trabalho fotográfico pouco divulgado mas muito valioso. São fotos da vida no rio Minho, onde os pescadores aparecerem retratados com enorme cumplicidade e
talento. O Filminho pretende recuperar para o público a obra fotográfica de Eliseo Alonso e mostrar a complexidade artística do autor.

Local: Cineteatro dos Bombeiros
Hora: 21h30
Lanzo das Imagens
Documentário, 50 minutos, 2011, estreia

Estreia do documentário Lanzo das Imaxens. Este filme, apoiado pelo Filminho através do Fórum de Criadores é o resultado de 12 meses de rodagem sobre o evento do Lanzo da Crus celebrado entre as localidades de Torrón, em Tomiño e Cristelo Covo, em Valença. Nesta tradição da Páscoa, os padres e
a população atravessam o rio abençoando os barcos e as redes e visitando a outra margem. No regresso uma lampreia é pescada e entregue ao padre, como símbolo daquela que era a recompensa real antigamente atribuída pela benção das redes: os peixes colhidos ao longo dessa mesma benção.

Local: Cafetaria do Musgo Azul
Hora: 0h00
Benshi no Musgo - Performance

O Benshi era uma figura fundamental nos primórdios do Cinema Japonês. Como parte da população era analfabeta as legendas nos filmes estrangeiros eram inúteis surgia então esta figura que, ao vivo, durante o filme, o explicava à plateia. Colhendo a inspiração nesta técnica, o projecto consiste dar a liberdade a um grupo de actores de escolherem as suas cenas preferidas de cinema e sobre elas improvisarem uma nova interpretação, tenha ela um efeito cómico, dramático ou poético.

Domingo, dia 23
Local: Cineteatro dos Bombeiros
Hora: 16h00
Chakall na fronteira - documentário

O famoso chefe Chakall e a sua companheira Pulga visitam a fronteira: um passeio informativo e bem-humorado pelas tradições gastronómicas de Cerveira e Tomiño.

“De Porta En Porta” - documentário
Documentário de Lisi González sobre a tradição dos bombos, chamados de Zés Preiras em Portugal e de Troboadas na Galiza. Com especial incidência na fronteira, o documentário analisa os grupos de Tomiño e de Vila Nova de Cerveira.

Outras actividades

Sábado, dia 22
Actividade Infantil
Às voltas com Rosiña, Miña Gamela
Local: Biblioteca Municipal de V. N. de Cerveira
Hora: 10h30
Idades: dos 4 aos 10 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário